![laje treliçada com isopor](https://lajomar.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-01-10-as-12.04.31_4ba39f9c-1024x576.jpg)
Guia prático para montar sua laje treliçada, você está na fase de montagem e instalação das lajes e escolheu o tipo pré-moldado? Ou é um interessado na área de construção civil buscando conhecimento mais específico? A Lajomar, especialista no assunto, preparou este conteúdo especialmente para te ajudar, confira!
O que é a laje pré-moldada? As lajes pré-moldadas são uma excelente opção para quem procura agilidade, segurança e efetividade em seus resultados – tratando-se de um elemento estrutural de concreto pré-fabricado fora do local de construção. Produzida sob condições controladas de acordo com o projeto, elas oferecem vantagens de controle de qualidade na fabricação, redução do tempo na etapa de construção, minimização de desperdícios e facilidade na instalação.
Capa de concreto, armadura de distribuição, treliça e material de preenchimento a partir de isopor ou tijolo – é assim que são compostas e formadas as Lajes Pré Moldadas, idealizadas para garantir a distribuição adequada das cargas.
Agora, você já entendeu como esse elemento se caracteriza.
Vamos à explicação sobre a montagem?
Passo a passo 1°) Primeiro, posicionamos as vigotas no vão, colocando o isopor nas extremidades para o distanciamento correto, evitando folgas que possam causar vazamentos durante a concretagem. Sempre iniciaremos a montagem com vigotas ao invés de isopor.
2°) Agora é hora do posicionamento de guias e barrotes com escoras, mantendo 1,20m de distância entre eles. Depois, aplicamos a contra flecha na laje com auxílio das escoras, deslocando verticalmente para evitar deformações, com 2cm a 3cm recomendados para obras residenciais.
3°) Nesta etapa, realizamos o fechamento lateral com auxílio de tábuas. É importante assegurar que a altura da tábua seja de no mínimo 12 cm, a contar do vigamento aéreo ou popularmente falando “cinta”.
4°) Em seguida, distribuímos malhas por toda a extensão da laje, além das armaduras positivas e negativas e amarrando-as firmemente nas vigotas. A especificação desses elementos deve ser feita por profissional competente.
5º) Nas etapas finais da concretagem, o acabamento pode ser realizado tanto manualmente com ferramentas (régua vibratória e a desempenadeira) quanto em máquinas específicas para grandes áreas. O objetivo é obter uma superfície plana e uniforme, garantindo que o concreto atenda aos requisitos do projeto; Portanto, desde o acabamento da superfície, passando pela cura e desforma das escoras até a inspeção final, cada etapa da finalização deve ser executada com precisão e atenção aos detalhes.
Conte com profissionais especializados Você sabia que a Lajomar realiza o serviço de montagem de lajes? Seja em projetos residenciais, comerciais, ou industriais – nossa equipe se apresenta para entregar a melhor solução. Por que contratar esse serviço? Aqui vão alguns motivos:
Existem inúmeros aspectos técnicos envolvidos no processo. Desde o planejamento e projeto, até a execução da instalação e acabamentos, que devem ser observados com um olhar criterioso e experiente. Definição de detalhes, dimensionamento e carga suportada, necessidade de material e outros pontos são exemplos.
É necessário também preparar a estrutura para acertar como montar sua laje Treliçada. Isso garante o correto nivelamento e em conformidade com todas as normas técnicas – contando também com o escoramento para suporte temporário ao sistema durante a montagem, aplicação de camadas uniformes, encaixes alinhados à superfície, verificação de pontos de apoio, entre outros fatores.
O time Lajomar está pronto para o seu desafio, carregando um histórico de capacitação, eficiência e agilidade na prestação de serviços em sua obra. O resultado? A melhor relação custo-benefício, com uma execução personalizada para a sua demanda.
Acompanhe nossos conteúdos e atualizações nas mídias sociais: